Ir para o conteúdo principal

III Congresso Nacional de Pedagogia Waldorf O Ser Humano em devir para a Liberdade

Data:

Programa

Sexta-feira – 4 de novembro

18:30 – Momento de receção
Boas vindas e agradecimentos

19:00-20:00 – Apresentação de Euritmia - Eurythmy West Midlands
"The story of Harap Alb", um conto de fadas da Roménia.

20:00-20:15 – Intervalo

20:15-21:30 – Conferência Pública – O Ser Humano em devir para a Liberdade
Constanza Kaliks

A Conferência Pública (aberta a todos) não se insere no Congresso e, a sua entrada, é por ordem de chegada e limitada à capacidade do espaço (220 pessoas).
 

Sábado – 5 de novembro

08:00-08:45 – Receção dos participantes
Momento de receção no auditório
Verso de abertura

09:00-09:30 – Canção/parte rítmica – Momento de apresentação
Fátima Mourinha

09:30-11:00 – Conferência – O Ser Humano em devir para a Liberdade
Constanza Kaliks

11:00-11:30 – Intervalo

11:30-13:00 – Oficinas

13:00-15:00 – Almoço

14:15-15:00 – Espaço de partilha – Espaço escola

15:00-16:30 – Oficinas

16:30-17:00 – Intervalo

17:00-18:30 – Conferência – O ser comunidade
Rita Dacosta

18:30-20:00 – Jantar

20:30-21:30 – Momentos artísticos de Euritmia

  • Apresentação do Grupo de Formação de Euritmia de Portugal – Coordenação Profª Euritmista Pamela Lippke.
  • Apresentação do Grupo de Alunos da Escola Waldorf a Oliveira – Coordenação Profª Euritmista Pamela Lippke.
  • "One Smile of Light", com peças de Dylan Thomas, Shakespeare e outros poetas ingleses. Música de Mozart, Debussy e Messiaen – Eurythmy West Midlands.

 

Domingo – 6 de novembro

08:45 – Momento de apresentação

08:45-09:00 – Canção/parte rítmica – Verso
Fátima Mourinha

09:00-10:30 – Conferência – O encontro de si mesmo através do outro
Constanza Kaliks

10:30-11:00 – Intervalo

11:00-12:30 – Oficinas (preparação para a partilha)

12:30-14:00 – Almoço

14:00-15:00 – Oficinas (partilha)

15:00-16:00 – Encerramento (resumo do Congresso)

16:00-16:30 – Fecho/Encerramento

 

Oficinas

  1. Euritmia: "The singing tree of life", uma alegre descoberta do movimento significativo – Eurythmy West Midlands
  2. Fundamentos de Agricultura Biodinâmica para pedagogos – Ambra Sedlmayr
  3. Atividades Artísticas para as Diferentes Épocas do Ano (Jardim e Escola) – Sofia Monteiro e Vera Mendonça
  4. Procurar soluções intuitivas – Bert ten Brinke
  5. Observação da criança – Sofia Machado
  6. A observação Goetheanística e o ensino de ciências nas Escolas Waldorf – Cecilia Quaresma
  7. Crescer com a música no Jardim e na Escola – Fátima Mourinha
  8. Evolução da consciência através das épocas culturais e história da arte – Fritz Wessling
  9. O trabalho meditativo do professor – Constanza Kaliks